domingo, 15 de fevereiro de 2009
7 Fevereiro
Dia 7 de Fevereiro
Manuela este é o terceiro dia que pedia que tal como os outros me indiques os nomes dos locais ou momentos, aqui presentes.
Bjtos
sábado, 14 de fevereiro de 2009
31 Janeiro
Dia 31 de Janeiro de 2009
Á semelhança da mensagem anterior a esta,
Manuela, diz-me também neste video onde correspondem estas fotos, de acordo com a numeração.
(Conheces quem venda uma lampreia? Se sim diz-me que depois vou aí buscar :)
10 Janeiro
Boa noite :)
Dia 10 de Janeiro de 2009
Manuela, afim de me ajudares a organizar o meu stock de fotos diz-me por favor os lugares ou momentos das fotos deste video. Elas estão numeradas pela ordem da nossa visita. Diz-me também se estes locais pertencem à Lomba, mais propriamente se vão constar do roteiro do livro.
Obrigada
Bjokas
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Novidades
Como tinha ficado combinado, a Tânia e eu fomos hoje, mais uma vez, até Arouca. Na câmara, não nos souberam dizer nada mas deram-nos o contacto de uma professora Marina que nos poderia ajudar. Fomos até Fermêdo e falamos com a senhora. Ela não sabe mas garantiu-nos que na próxima semana nos dá a data do Marco original.
Na câmara deram-nos o contracto de um Dr. Celso Portugal que também nos poderia dar algumas informações. Tentei ligar mas o senhor tem o telemóvel desligado. Vou voltar a tentar amanhã. Quanto à foto antiga do marco, o senhor que poderia ser o autor, mandou dizer que não foi ele quem a tirou mas pediu para lhe ligarmos porque ele vai tentar descobrir onde pára a foto. No entanto, já nos foi dizendo que se ela tiver ficado nas instalações do jornal, nada feito. Ninguém pode lá entrar por causa do processo que está a correr em tribunal.
Vamos esperar por notícias da professora Mariana, mas amanhã ou depois, vou ligar ao Presidente da Junta de S. Miguel do Mato na esperança de ele ter algumas novidades dos herdeiros da Casa Grande. Outra coisa, o tal doutor em direito de S. Miguel do Mato, o do Casa Grande, chama-se Dr. Coelho da Rocha e segundo a professora Mariana é o autor do Código Civil português.
E pronto, cá fica o relato da nossa manhã
domingo, 8 de fevereiro de 2009
A minha primeira vez...
Cá estou eu a relatar em primeira mão a nossa singela visita à Freguesia da Lomba.
Saímos radiantes e de espírito entusiasta com o tempo que se fazia. O céu azul e um piscar de sol esbatiam-se sobre a estrada ainda marcadamente humedecida da noite anterior.
Pouco a pouco, cai sobre a luminosidade azul que se fazia sentir, uma nebula escura de onde caíram centenas de milhares de gotas de água que foram abençoar a nossa aventura.
As apresentações foram feitas, os guarda-chuvas foram nos abrigando e lá fomos nós com um pé à frente e outro atrás pela calçada fora.
Chegamos à antiga mina de ouro, nada faltou para nos proteger. (Ainda bem! Não é Ângela!!) Percorrendo aquelas paredes humedecidas e rasgadas à força de picareta sentimos ainda os homens que deixaram o seu suor em busca da pedra amarela.
Nós, aventureiras por natureza trocamos as picaretas pelas teclas macias da máquina fotográfica. Os cânticos que certamente se faziam ouvir outrora, hoje foram trocados pelas explicações dos dois anfitriões.
O percurso sinuoso que se avistava com a luz avermelhada guiou-nos de novo para uma luminosidade cegante. Já cá fora, diversos pormenores da natureza fizeram as nossas delícias. Pena mesmo foi a trágica descoberta da Ângela.
(Para a próxima, não deixes para depois o que podes fazer agora... Bem, eu sou mesmo o exemplo, não há dúvida!!!!!) :)
De pés molhados regressamos às nossas viaturas, para traz deixamos conversas com memórias passadas.
E de frente para o Douro, aproveitamos os singelos brilhos da água para imortalizar mais uma paisagem divina. Já no cimo da rampa íngreme, encontramos a Tati, a sua filha relâmpago e a tia Alexina.
O olhar cansado e azul desta mulher presenciou épocas de vivência que nenhuma de nós poderá experimentar. Através das fotografias a preto e branco relembra ainda as memórias do passado e a riqueza que em sua casa guarda.
Entre os artefactos da vida agriculta da família e os túmulos por lá perdidos avista-se uma riqueza ofegante.
Por fim, e já com as pontas do nosso corpo demasiado sensíveis, aconchega-mo-nos dentro do carro com ar artificialmente aquecido pelo rodar do motor que nos trouxe de volta às terras sanjoanenses.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
1ª. VISITA - Que Lugar é ? (PORTAL)
domingo, 1 de fevereiro de 2009
Visita ao CAMOUCO
Devo acrescentar que pensei que não chegaria lá acima no meu carrinho :P ... no entanto valeu a pena, pois a 145 m de altitude, foi possível apreciar toda a beleza das paisagens circundantes.
Um agradecimento ao S. Pedro, que se portou muito bem, sendo possível fazer alguns registo fotográficos :)
O Blog do Livro da Lomba :)
Para já enviei convites para os outros 5 elementos deste grupo de trabalho.
Vou entretanto adicionar algumas fotos e a planificação deste projecto que tem que estar concluído com sucesso no final de Junho de 2009.